Blog
Varizes na Gestação
A gestação é um momento mágico na vida de todas as mulheres, é um período de descobertas e desafios. Podemos enfrentar esse momento de maneira saudável, sem varizes ou dores nas pernas.
Porque aparecem Varizes na gestação?
No período gestacional o corpo da mulher está em constante modificação. No primeiro trimestre há alterações hormonais que favorecem o parecimento de vasinhos e varizes. No segundo trimestre devem-se ao aumento da vascularização pélvica, e no terceiro devido a compressão da circulação pelo útero e pelo bebê.
Então, toda gestante está suscetível ao aparecimento de varizes e dos vasinhos. Porém existem maneiras de evitá-los, para manter a saúde e também não causar prejuízo estético.
Os cuidados abaixo vão ajudar você a amenizar estes problemas desagradáveis e a prevenir as varizes na gravidez:
Procure não permanecer por muito tempo em pé ou sentada.
Evite ganho de peso excessivo.
Sempre que possível, flexione e estenda os pés. Este movimento ajuda a ativar a circulação venosa nas pernas.
Faça repouso com pernas elevadas. O ideal é ficar no mínimo dez minutos com as pernas para cima, duas a três vezes por dia.
Exercite-se. A ginástica facilita a circulação e evita o inchaço. Os melhores exercícios são aqueles em que se faz pouca força com várias repetições.
Deite-se do lado esquerdo. No final da gestação, quando a barriga está grande, deitar-se do lado esquerdo ajuda a aliviar a compressão que o útero faz nas veias.
O uso de meias elásticas são aliadas importantes, elas impedem o aparecimento dos vasos, assim como evitam que as pernas inchem.
Não é recomendado o tratamento de varizes ou vasinhos na gestação. A principal razão é que alguns desses vasos podem involuir após o período de puerpério (40 dias após o parto). Procure tratamento especializado, assim podemos lhe ajudar neste período especial, recomendando a melhor meia elástica e posteriormente indicando a melhor forma de tratamento.