Blog
Trombose Venosa Profunda de membros inferiores
O que é Trombose Venosa Profunda?
Trombose venosa profunda deve-se a formação de coágulos de sangue dentro das veias profundas das pernas. O sangue normalmente coagula para estancar sangramentos. Quando o coágulo se forma dentro da veia, ocorre um bloqueio da circulação e o sangue não consegue retornar para o coração. Isto causa inchaço e dor na perna.
O problema mais grave ocorre quando o coágulo que está dentro da veia migra para o pulmão e bloqueia a circulação pulmonar. Isto prejudica a respiração, causa falta de ar grave e pode levar à morte, a embolia pulmonar.
Quais são os sintomas da trombose venosa profunda?
Os principais sintomas são edema (inchaço) de perna de início súbito, associado a dor em perna, geralmente unilateral.
Em alguns casos pode ocorrer cianose dos pés (ficam roxos). Pode ocorrer endurecimento da musculatura da perna associado a dor em perna.
Quais são as causas?
A principal causa da trombose venosa profunda é a imobilidade prolongada, comum não só nas viagens aéreas e terrestres que obrigam a pessoa a ficar sentada por horas na mesma posição, mas também nos casos de permanência no leito em repouso por doenças e depois de cirurgias. Lesões nos vasos e desequilíbrio nos fatores de coagulação do sangue também são responsáveis pela formação de trombos.
Diagnóstico
O diagnóstico clínico é estabelecido com base nos sintomas e nos fatores de risco e confirmado por exames de laboratório e de imagem, como o ecodoppler colorido.
Quanto mais precocemente for feito e mais cedo introduzido o tratamento, maior a possibilidade de reverter o quadro e evitar complicações e sequelas.
Fatores de risco
Predisposição genética;
Idade acima de 40 anos;
Obesidade;
Gravidez e pós-parto;
Câncer;
Uso de anticoncepcionais;
Dificuldade de deambulação;
Traumas;
Veias varicosas;
Tabagismo;
Cirurgias de longa duração;
Insuficiência cardíaca e/ou respiratória;
Viagens aéreas ou terrestres que obriguem o passageiro a ficar sentado por muitas horas;
Desidratação.
Prevenção
Manter o peso dentro dos limites saudáveis, não fumar, restringir o consumo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos são medidas importantes para prevenir a formação de trombos.
Pessoas com predisposição a desenvolver trombos precisam movimentar-se tão logo seja possível nas viagens que pressupõem longos períodos de imobilização, depois de cirurgias e quando tiverem necessidade de permanecer em repouso por muito tempo. Usar meias elásticas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de medicamentos para dormir são medidas que também ajudam a prevenir a formação de coágulos.
Como é feito o tratamento?
O objetivo do tratamento da trombose venosa profunda é evitar a formação de coágulos ou, se eles já se instalaram, promover sua reabsorção pelo organismo. Inicialmente o tratamento é apenas com medicamentos, associado ao uso de meias-elásticas.
Posso fazer alguma coisa para evitar a trombose venosa profunda?
Sim. Algumas pessoas têm trombose porque ficam por um período muito longo sentadas. Pessoas que fazem viagens de avião que duram mais de oito horas têm risco de trombose venosa. Você pode evitar a trombose venosa durante um vôo longo tomando as seguintes precauções:
Levantar-se e andar no corredor do avião a cada duas horas;
Usar roupas largas e confortáveis;
Peça para se sentar na primeira fila ou na saída de emergência, onde há mais espaço para mover as pernas;
Exercite-se flexionando e estendendo os pés e dobrando os joelhos a cada hora;
Beba bastante líquido e evite o excesso de álcool;
Evite tomar medicamentos para dormir, que podem impedir que você se levante e ande durante a viagem.
Esteja atento aos sintomas que ocorrem nas suas pernas, lembre-se que em caso de dúvidas a avaliação precoce pode evitar complicações e a evolução do doença. Permanecemos a disposição para lhe ajudar.