Blog

Artigos

Tratamento de varizes com Laser Transdérmico

O que é o Laser Transdérmico?
 
É um tipo de luz muito aplicada sobre a pele, seletivamente absorvida pelo sangue, aquecendo-o ,sem aquecer os tecidos ao redor, levando a contração do vaso e sua oclusão; ou seja, é um tipo de escleroterapia térmica.
 
Quais vasos podem ser tratados com uso de Laser Transdérmico?
Podem ser tratadas as telangiectasias (vasinhos) e varizes de pequeno calibre, geralmente associado a escleroterapia química (“aplicação” convencional).
De acordo com o calibre, profundidade e coloração (azul ou vermelha) da pequena varizes, selecionamos o tipo e potência necessários do laser para melhor resultado com o mínimo de trauma e desconforto ao paciente. Seus resultados, porém, variam muito dependendo do calibre e profundidade do vaso e da quantidade de melanina presente na derme (cor da pele).
 
Existe contra-indicação a realização do laser ?
 
Existe sim. Algumas doenças dermatológicas como o Vitiligo e o uso de medicações como a isotretinoína  contra-indicam a realização do Laser.
 
Durante o tratamento pode haver exposição ao sol ?
 
Durante o tratamento orientamos que o paciente não se exponha ao sol,  pois podem restar áreas de hematomas onde foi feita a esclerose, estas podem ficar com tom marrom com a exposição ao sol em algumas pessoas.
 
O tratamento com laser causa dor ?
 
Não. O tratamento com o uso de Laser causa desconforto no momento de sua aplicação, e raramente fica dolorido após o procedimento. Durante o uso de laser há resfriamento da pele para minimizar a dor local. Muitos pacientes acreditam que os tratamento com Laser são totalmente indolores, mas este fato não é verdadeiro.  
 
Por que é importante que o laser para o tratamento das varizes seja realizado pelo Médico Angiologista ou Cirurgião Vascular?
 
“Vasinhos” e varizes em membros inferiores podem ser alimentados por veias nutrizes, fístulas arteriovenosas, ter origem pélvica/abdominal ou vir de um episódio pós-trombose. Além do entendimento sobre o laser e as reações biológicas causadas, somente o especialista conhece a fundo a fisiopatologia da doença venosa, sendo o mais indicado para diagnosticar e realizar o tratamento adequado.

Comentários