Blog
Quais veias podem ser retiradas?
Essa é uma dúvida muito frequente entre os pacientes. Para que fique claro quais veias podem e devem ser tratadas, vamos relembrar alguns conceitos.
1. As veias varicosas são veias tortuosas e dilatadas de forma permanente, estas veias não realizam corretamente a drenagem do sangue das pernas em direção ao coração, causam sintomas como dor tipo peso e cansaço, queimação, desconforto e inchaço geralmente no fim do dia.
2. As pequenas veias dilatadas entre as camadas da pele são chamadas de telangiectasias, essas veias geralmente possuem menor calibre e são tratadas geralmente com escleroterapia, ou seja, as aplicações.
3. As varizes possuem diâmetros diferentes, as veias varicosas esverdeadas de menor calibre são chamadas veias reticulares e podem ter tratamento cirúrgico ou através de laser transdérmico.
4. As varizes de maior calibre são tratadas através de cirurgia, seja convencional, com o uso de laser endovascular ou ainda radiofrequência. Quando as veias safenas estão doentes devem ser retiradas, caso permaneçam levam a formação de novas veias varicosas.
5. Os tratamentos com o uso de espuma densa são uma alternativa ao tratamento cirúrgico e geralmente são indicados nos pacientes com alto risco cirúrgico, naqueles que possuem úlceras ( feridas) nas pernas ou ainda nos pacientes que não possuem desejo de realizar a cirurgia. É possível através desta técnica tratar a alteração de funcionamento do vaso, porém em um número muito grande de pacientes há a formação de hiperpigmentação, ou seja, manchas acastanhadas permanentes.
E AQUELES VASOS QUE APARECEM NAS PERNAS E CAUSAM DESCONFORTO ESTÉTICO?
Existem alguns vasos que são percebidos através da pele com coloração esverdeada, porém são retilíneos e não são dilatados. Comumente aparecem no dorso do pé ou ainda nas pernas, atrás do joelho. Esses vasos não devem ser retirados, independente do seu efeito estético.
Todos os tratamentos para retirada de varizes promovem uma melhora no funcionamento da circulação. Caso exista a retirada de um vaso normal ocorre dor e inchaço, além da formação de novos vasos, portanto se desenvolverão sintomas que antes não existiam.
As varizes promovem alterações funcionais, e claro, repercussões estéticas, porém todos os tratamentos visam a melhora na função em primeiro lugar e não apenas na estética.
Estamos sempre a disposição,