Blog

Artigos

PORQUE AS VARIZES VOLTAM DEPOIS DA CIRURGIA?

O principal fator de risco que leva ao surgimento das varizes é a GENÉTICA, ou seja, a tendência herdada do nosso pai e da nossa mãe.

Sendo assim, não há como mudar a tendência da pessoa desenvolver as varizes, por mais que ela tenha tratado o problema. Ao realizar qualquer tratamento para varizes, são tratadas as  veias que não está funcionando bem naquele momento. As veias que estão saudáveis, com funcionamento normal permanecem na perna e não necessitam de tratamento, e podem  virar varizes no futuro caso os fatores de risco para o aparecimento da doença varicosa permaneça atuando.
Os fatores de risco que  influenciam no aparecimento das varizes em pessoas com a tendência genética são alterações hormonais e uso de hormônios (como anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal da menopausa), ficar em pé parado ou sentado por longos períodos, excesso de peso, sedentarismo e gravidez.
A pessoa que tem tendência ao aparecimento de varizes consegue, controlando os demais fatores, evitar ou pelo menos retardar o reaparecimento do problema após o tratamento.
Por isso que é imprescindível no pós operatório manter o peso ideal, fazer atividade física, evitar uso de hormônios etc.

Porque as varizes reaparecem ?

A taxa de reaparecimento(recidiva) das varizes após um procedimento cirúrgico para varizes varia de 7 a 65% em 5 anos na literatura médica. A principal causa é a progressão da própria doença, outros fatores podem contribuir como a formação de novos vasos varicosos (revascularização) principalmente na junção da veia safena com a veia femoral,  ou ainda  a manutenção de alguma fonte de refluxo que não foi tratada.

Uma das principais indicações de se realizar o ecodoppler anteriormente a cirurgia é a identificação destas fontes de refluxo para assim, poder ter seu tratamento específico.

O que podemos fazer para evitar a progressão da doença?

Para retardar o reaparecimento das varizes é importante realizar medidas que melhorem o retorno venoso, como a prática de exercícios físicos. Além disso, a manutenção do peso ideal, evitar ficar muito tempo em pé ou sentado parado e evitar uso de hormônios femininos são medidas que podem ajudar a retardar o problema.
É importante ainda manter o seguimento com o cirurgião vascular, pois, logo que for identificado o retorno das varizes, estas devem ser tratadas.

Comentários