Blog

Artigos

Os Tratamentos para Varizes e a exposição ao sol.

Uma dúvida muito comum, após o tratamento de Varizes ou vasinhos, pode-se expor ao sol?

Como residimos em uma região abençoada pelo sol o ano todo, os cuidados com a exposição solar devem ser diários e redobrados quando se está em tratamento de varizes ou vasinhos pelo risco de aparecerem manchas onde foi realizada a escleroterapia (aplicações), laser  ou a cirurgia das varizes, pois os hematomas que aparecem após o tratamento( roxos) podem dar espaço a indesejáveis  manchas. 

Vamos entender melhor o que acontece com cada técnica de tratamento:

ESCLEROTERAPIA  (convencional, crioescleroterapia, escleroterapia com espuma...)

A escleroterapia consiste em injetar um líquido no interior das veias, causando uma reação nas paredes do vaso com o objetivo de causar uma inflamação e seu posterior desaparecimento. Sempre que se faz um tratamento das telangiectasias (vasinhos) com escleroterapia, há o risco do surgimento de hematomas (que são um acúmulo de sangue fora do vaso sanguíneo).Quando expostos ao sol, podem deixar na pele uma mancha acastanhada de difícil remoção, como uma tatuagem.

Além disso, mesmo quando não há hematomas, existe uma reação inflamatória local nas veias, podendo deixar a pele irritada e avermelhada em seu trajeto por alguns dias. Em peles mais sensíveis e em especial nas peles pardas, há um risco grande de manchas quando se expõe essas áreas ao sol...

Ou seja, optando pela escleroterapia, basta EVITAR A EXPOSIÇÃO AO SOL nos dias subsequentes ao tratamento, até que o hematoma ou o avermelhado desapareçam. Nesse meio tempo não custa abusar do protetor solar.

 

LASER

Com a técnica do laser associado a escleroterapia, obtemos melhores resultados, mas a possibilidade da formação de pequenos hematomas permanece. As orientações seguem o uso de protetor solar continuamente até que os hematomas desapareçam por completo.

Além desse fato, o laser age diretamente sobre a hemoglobina das células do sangue, e infelizmente também possui afinidade pela melanina da pele. A melanina é a responsável pelo efeito de bronzeamento. Em pacientes bronzeados ou negros pode haver formação de áreas de menos pigmentação(manchas brancas) nos locais.

O importante é assegurar com garantia o uso de protetores a fim de evitar as manchas, e o temível câncer de pele.

Comentários