Blog

Artigos

Mitos e verdades sobre as meias de compressão

Meias de compressão são recursos eficazes na prevenção e combate de problemas circulatórios nas pernas? Sim, desde que usadas de forma adequada, diz o médico Celso Ricardo Bregalda Neves, da divisão de cirurgia vascular do Hospital das Clínicas de São Paulo e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Ele fala a seguir sobre mitos e verdades das meias de compressão. Confira:

:: Não há métodos de prevenção para problemas circulatórios como varizes —MITO.
Os problemas circulatórios podem ser prevenidos com dieta saudável, abolição do tabagismo, evitando excesso de peso, com a utilização das meias de compressão e com a prática regular de exercícios físicos. No caso das meias, há diversas graduações de compressão específicas para cada estágio de problema circulatório.


:: Qualquer tipo de meia ajuda em problemas de circulação — MITO.
Apenas as meias de compressão graduada contribuem para a prevenção e tratamento das varizes, problemas circulatórios durante e após a gravidez, casos acentuados de inchaços, pós-cirurgia de varizes e edemas de natureza linfática. Meias que possuem compressão graduada garantem maior compressão no tornozelo, diminuindo à medida que sobe em direção a coxa, facilitam e melhoram a circulação sanguínea.


:: Existem meias de compressão diferentes para homens e mulheres —VERDADE.
Existem modelos masculinos e femininos. Porém, as compressões são as mesmas: suave compressão, média compressão, alta compressão e extra alta compressão.


:: Homens não estão sujeitos a problemas circulatórios — MITO.
Dores, inchaços e sensação de peso nas pernas não são sintomas que acometem apenas as mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), um em cada cinco homens sofre com problemas circulatórios, em especial com as varizes (veias que ficam tortuosas, alongadas e dilatadas devido a diversos fatores, como alterações hormonais, hereditariedade, obesidade, cigarro, vida sedentária, entre outros). Um estudo desenvolvido em Israel e nos Estados Unidos aponta que 3% dos homens e 20% das mulheres têm varizes aos 30 anos de idade. Aos 70 anos de idade até 70% das pessoas podem apresentar varizes dos membros inferiores.


:: Grávidas devem usar meias de compressão para evitar problemas circulatórios durante a gestação — VERDADE.
Durante a gravidez o volume de sangue circulando pelo organismo aumenta. Também há o crescimento do útero, responsável por exercer forte pressão nas veias da região pélvica e na veia cava inferior, que drena o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal. Isso faz com que a pressão sanguínea nas veias das pernas seja maior, influenciando o desenvolvimento de doenças venosas. Com os vasos recebendo maior volume de sangue, podem surgir problemas circulatórios nos membros inferiores e, no caso de mulheres que já convivem com o problema, podem ocorrer piora e aparecimento de dores e desconforto. O uso da meia de compressão ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas.


:: Não importa o tipo de compressão das meias, todas têm o mesmo efeito —MITO.
Cada compressão é indicada para diferentes tipos e estágios dos problemas circulatórios:
a) Suave compressão — seu uso é indicado para prevenção e bem estar. Ajuda a prevenir varizes durante e após a gestação. Também recomendada para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, tem propensão hereditária ou fica muito tempo em pé ou sentado. É recomendável para viagens de longa distância (previne a síndrome da classe econômica).
b) Média compressão — é indicada para quem sente dores acentuadas nas pernas no fim do dia. Nos casos acentuados de inchaço, dores, cansaço e varizes nas pernas. Indicada durante e após a gestação e para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, fica muito tempo em pé ou sentado ou tem propensão hereditária, além de servir para antes e após cirurgias.
c) Alta compressão — é indicada para quem tem varizes ou inchaço nas pernas em estágio avançado. Nos casos graves de inchaço, dores, cansaço e doenças venosas.
d)  Extra-alta compressão — é indicada para pessoas com quadros varicosos intensos, úlceras venosas pós-trombóticas, edemas acentuados persistentes, graus extremos de elefantíase, além de tratar dermatofibrose acentuada.


:: O inverno faz com que surjam mais varizes — VERDADE.
Por causa do frio, as pessoas tendem a se exercitar menos e a consumir alimentos mais calóricos, ocasionando o surgimento de algumas complicações vasculares, como problemas circulatórios periféricos, além de varizes e vasinhos nas pernas.


:: As propriedades da meia desaparecem após a lavagem — MITO.
Se forem seguidas as dicas de como lavar a meia, seu efeito permanece intacto.

MEIAS DE COMPRESSÃO DEVEM SER UTILIZADAS SOMENTE COM INDICAÇÃO

As meias de compressão são indicadas geralmente para gestantes e indivíduos com doença venosa crônica, principalmente para melhorar a circulação e prevenir ou atenuar o surgimento de varizes. Entretanto, é muito importante consultar um médico especialista antes de sair comprando qualquer meia, pois existem no mercado diversos tipos com os mais diferentes graus de compressão.
O médico Calogero Presti, professor da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular esclarece o assunto e tira as principais dúvidas sobre o tema.
Para que servem as meias de compressão?
Antes de começar explicar, é preciso entender o funcionamento da circulação. O coração bombeia sangue para os órgãos e para os membros, inclusive os inferiores, através das artérias. O sangue oxigenado vai para as pernas com a força da bomba cardíaca. Mas quando ele chega lá embaixo, é preciso voltar, ou seja, subir.
Existe, portanto, um dispositivo para fazer o sangue voltar contra a força da gravidade. Nós temos nas pernas veias com válvulas unidirecionais que fazem com que ele suba, de modo a completar o circuito do sangue pelo corpo.
Quando os músculos contraem, o sangue é injetado no sentido das válvulas, para cima. Quando o músculo fica relaxado, o sangue não volta.
Se por algum motivo essas válvulas estão deficientes ou as veias estão obstruídas, o sangue não consegue circular de volta para o coração. Uma parte do sangue congestiona as veias, o que pode causar varizes, inchaço e doença venosa crônica. É aí que a meia elástica entra em ação. Ela irá fazer uma pressão homogênea nas pernas e, com isso, o sangue vai correr com mais velocidade de volta para o coração. Podemos associar a meia a uma bomba muscular.
Quais são os sinais de que as válvulas não estão funcionando de maneira adequada?
Um deles é o aparecimento de varizes, que são veias superficiais dilatadas. Elas ficam assim porque o sangue não consegue ser bombeado. Muitas mulheres têm esse problema por causa do histórico familiar, mas as meias podem ajudar.
Outro sinal é um inchaço no tornozelo no final do dia. No final do dia porque a deficiência se apresenta quando estamos de pé. Ao deitarmos, o sangue flui normalmente. Durante o dia, devido à gravidade o retorno do sangue é mais difícil, e a perna vai inchando. Por volta das 18 horas, os tornozelos estão enormes! É um inchaço cíclico, porque piora ao longo do dia e melhora quando a pessoa deita. A sensação de peso e cansaço nas pernas também é muito comum.
Quem deve utilizar as meias?
O indivíduo que tenha histórico para varizes, doença venosa crônica, quem fica muito tempo de pé ou sentado. As gestantes também, pela alteração de volume sanguíneo dentro das veias. Nesses casos, o paciente deve ficar o dia inteiro com as meias de compressão. A recomendação é colocá-la logo após levantar e retirar somente quando for tomar banho e dormir.
Elas podem ser utilizadas para viagens de avião, também?
Sim. Nas viagens longas de avião, com mais de 8 horas de duração, o sangue circula mais lentamente, por isso os tornozelos ficam inchados. Além disso, as poltronas do avião ajudam a comprimir a veia principal de retorno da perna. Isso também vale para viagens de ônibus ou carro. Com o sangue mais lento, o que pode acontecer, principalmente nas pessoas com mais predisposição (como idosos , mulheres que tomam anticoncepcionais), é uma trombose de voo. A trombose é a formação de coágulos, que normalmente começa nas pernas. O sangue fica mais grosso e aumenta o risco de entupimento de alguma veia ou artéria.
Qual a recomendação nesses casos?
Usar meias elásticas, hidratar-se muito bem e mexer pernas e braços regularmente. Mas antes de sair comprando as meias, é necessário pedir orientação a um angiologista. Não é qualquer meia que se pode vestir. Existe uma compressão certa para cada pessoa. Em geral, para viagens longas, recomendamos a meia três quartos.
Por que existem diferentes níveis de compressão?
Uma pessoa que teve vários casos de trombose na família e toma pílula anticoncepcional, mas no momento não apresenta nenhuma queixa ou sintoma, pode usar a meia somente para prevenir, com uma intensidade baixa. Uma gestante pode precisar de intensidade moderada. Já para um indivíduo que tem um edema (acúmulo anormal de líquido) pode ser recomendada uma compressão mais alta.



 

Comentários