Foi indicada a retirada das VEIAS SAFENAS, e agora?

Uma pergunta muito frequente é a respeito da necessidade da retirada cirúrgica das veias safenas.
1. Quem são essas tais safenas?
As veias safenas fazem parte do sistema venoso superficial, são duas safenas em cada perna. A veia safena magna inicia no dorso do pé e termina na virilha; a veia safena parva nasce no tornozelo em face lateral ( lado de fora) e termina na região poplítea (atrás do joelho).
As veias safenas em conjunto com milhares de veias superficiais realizam a drenagem do sangue do pé para o coração, em torno de 10% do volume total. O restante do sangue é drenado pelo sistema venoso profundo ( veias mais internas da perna).
As veias safenas são as veias de maior comprimento no sistema venoso superficial, ligam-se ao sistema venoso  profundo na região da virilha e do joelho, e através das veias perfurantes.

A maior parte do sangue que retorna dos pés para o coração passa pelas veias profundas, que correm próximas à musculatura. Sendo assim, somente uma pequena parte do sangue passa pelas veias superficiais e por isso é que podemos retirar ambas as safenas e ainda as varizes colaterais de uma perna sem ter prejuízo no retorno do sangue.

2.Quando a safena deve ser retirada?
A indicação de safenectomia ocorre quando a veia se encontra extremamente dilatada e com refluxo significativo. O refluxo ocorre quando o sangue, ao invés de ir em direção ao coração (para cima), ele vai em direção ao pé (para baixo). Ele aparecequando as válvulas da veia já não funcionam de forma adequada.
A maioria dos cirurgiões não retira a veia safena quando esta apresenta diâmetro normal e pouco ou nenhum refluxo. Tanto o tamanho quanto o refluxo na veia são avaliados através de exame de Ultrassom doppler venoso.

3.Pode ocorrer alguma complicação na retirada das veias safenas?
Como todo procedimento médico, complicações podem ocorrer.  Felizmente essas   complicações são incomuns. Complicações descritas são lesões de nervos sensitivos que causam sensação de formigamento ou choque, além de edema, ou seja, inchaço nas pernas.

4.E se eu retirar a veia safena e precisar de cirurgia do coração?
Um dos receios dos pacientes que precisam ser submetidos à retirada da veia safena é quanto à necessidade do uso dessa veia no futuro veia safena é utilizada em muitas cirurgias para substituição de segmentos de artérias que estão obstruídos ou danificados, sendo considerado o melhor substituto para artérias em geral.
Hoje, com o envelhecimento da população, aumentaram os índices de doenças oclusivas das artérias, seja das artérias do coração, pescoço e membros inferiores, que levam a problemas com infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (derrames), dores para caminhar e gangrenas. Em alguns desses casos, a veia safena pode ser utilizada como uma ponte (ou enxerto) para transpor uma área que esteja entupida, devolvendo a circulação para a área que estava sem sangue.
Quando a veia safena já está tortuosa e com o diâmetro muito alterado, não há benefício em mantê-la, já que suas paredes já estão danificadas e não servirá como substituto de uma artéria em caso de necessidade. Nesses casos ela pode e deve ser retirada.
Sempre que um paciente necessita de um enxerto para uma artéria ocluída, as veias safenas são analisadas previamente e são utilizadas nestes casos de substituto arterial desde que não exista doença da veia safena. Fazendo uma analogia grosseira, não se tampa um buraco com um remendo furado...
Não precisa ficar apavorado com a necessidade da retirada da veia safena, em caso de necessidade de enxerto possuímos outras veias e artérias que também podem ser substitutos arteriais. Conforme o que conversamos a retirada das veias safenas é necessário nas veias muito dilatadas e tortuosas, possui riscos assim como benefícios, felizmente as complicações são pouco frequentes. Não precisamos temer a eventual necessidade do uso da safena como substituto para cirurgia cardíaca, pois existem alternativas.
Continuamos a disposição.