Blog

Artigos

Escleroterapia com Espuma Densa para tratamento de Varizes

Há alguns anos tem-se utilizado escleroterapia (aplicação) em veias varicosas com o uso de Espuma densa. Esta técnica tem o objetivo de ocluir a veia varicosa, impedindo que o sangue circule dentro do vaso doente, melhorando assim os sintomas.
 
E como se faz essa Espuma?
 
Em 2001, um médico italiano chamado Lorenzo Tessari descreveu uma técnica em que os líquidos esclerosantes eram misturados ao ar através de duas seringas conectadas por uma torneirinha, formando uma espuma. O objetivo do Dr. Tessari era produzir um esclerosante que fosse mais eficaz, tratando as varizes de forma simples, barata e sem cirurgia. A substância mais utilizada no Brasil é o Polidocanol.
 
Quando está indicada a Esclerose com Espuma?
Esta técnica está indicada para o tratamento de Varizes e de telangiectasias (vasinhos). Geralmente indicamos o uso de Espuma para o tratamento de pacientes com contra indicações clínicas para realização de cirurgia, ou seja, pacientes de alto risco. Indicamos, ainda para tratamento adjuvante em úlceras (feridas) nas pernas, ou ainda em pacientes que possuam medo do procedimento cirúrgico. 
 
Agora todos pensam : Se eu posso fazer o tratamento com espuma, não preciso mais de cirurgia, que maravilha!!!!!
Infelizmente, não é bem assim, como todo tratamento há riscos e benefícios. A grande vantagem desse procedimento é justamente evitar uma cirurgia. Ele pode ser realizado no próprio consultório do médico Cirurgião Vascular , e não requer os cuidados que uma cirurgia de varizes necessita. Porém, a efetividade do tratamento para varizes com espuma não é tão boa quanto à cirurgia. Há possibilidade do tratamento não dar certo em cerca de 16% dos casos, devido a recanalização do vaso esclerosado ( quando a veia volta a circular). 
 
Além disso, o tratamento das varizes com espuma pode levar a complicações como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, flebites, manchas escuras na pele e feridas. As complicações mais graves, relacionadas a trombose são muito raras, menores do que 1%. Já a hiperpigmentação (manchas escuras) é bem mais comum, causando um incomodo estético ao paciente.
Sendo assim, a recomendação é que o tratamento para varizes com espuma seja realizado quando o paciente não pode operar, não quer operar ou se a cirurgia para varizes não está disponível.
 
O ideal é sempre consultar um Cirurgião Vascular habilitado para lhe indicar a melhor alternativa de tratamento. 

Comentários