Blog

Artigos

Doenças Venosas de membros inferiores

DOENÇAS VENOSAS
    
As doenças Venosas, agudas ou crônicas, são muito comuns, atingindo uma parcela muito grande da população. Devem-se a falha na drenagem do sangue venoso que deveria retornar das pernas ao coração, promovendo estase (acúmulo) distal (próximo ao pé), causando, assim, os sintomas.
A patologia venosa mais comum são as Varizes de membros inferiores, seguidas das Tromboses superficiais ou profundas.

VARIZES DE MEMBROS INFERIORES

As varizes que comumente afetam nossas pernas são muito conhecidas e normalmente dispensam qualquer apresentação. Entretanto, elas são apenas uma parte, uma etapa de uma doença muito mais complexa intitulada Insuficiência Venosa Crônica (IVC). Uma das mais frequentes doenças que acometem a população tanto mundial como  Brasileira.
Estudos internacionais apontam que cerca de 20 a 33% das mulheres e de 10 a 20% dos homens vão apresentar algum grau da doença ao longo de sua vida. Por ser uma doença crônica e evolutiva,,cerca de 3 a 11% das pessoas com varizes podem chegar a estágios mais avançados da doença onde ocorrem alterações irreversíveis na pele da região afetada. Tais alterações compreendem desde um escurecimento, descamação e ressecamento da pele, geralmente acompanhadas de piora dos sintomas como dor, queimação e inchaço, podendo ocorrer a abertura de feridas nas pernas que podem demorar anos para cicatrizar. No outro extremo temos os pequenos vasos dérmicos chamados telangectasias  (ou simplesmente vasinhos) que têm um apelo principalmente estético, ao menos no início, mas com o passar do tempo podem gerar alguns sintomas como dor e desconforto local.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Cada método de tratamento tem suas vantagens e suas limitações. Existem praticamente infinitas apresentações da doença venosa, de forma que existe uma modalidade de tratamento que pode ser mais ou menos adequada a cada caso. O único especialista que domina todas estas técnicas, e assim sendo pode indicar o melhor tratamento, é o cirurgião vascular. Se você tem qualquer grau de doença venosa, cuide-se! A Doença venosa é progressiva. Se nada for feito, muito provavelmente há a tendência ao agravamento do quadro. Procure um especialista da SBACV para orientação.
 

Comentários