Blog
Cirurgia Convencional de Varizes
É o método mais praticado no Brasil e há mais tempo. Os cirurgiões vasculares brasileiros acumularam provavelmente uma das maiores experiências mundiais neste método, obtendo resultados em média muito bons.
Na cirurgia, as veias doentes são retiradas através de pequenas incisões na pele. O procedimento é feito em centro cirúrgico, geralmente sob bloqueio com raquianestesia, sendo o tempo de permanência hospitalar habitual, de até um dia. Há a possibilidade de internamento em regime de Hospital-dia em casos selecionados, ou seja, o paciente realiza a cirurgia pela manhã e recebe alta no mesmo dia.
A recuperação total depende da extensão da doença e do grau de sensibilidade do doente e leva de alguns dias a poucas semanas dependendo do caso.
Uma variação em grau menor dessa técnica, conhecida como microcirurgia de varizes, utiliza anestesia local e pode ser feita ambulatorialmente ou em consultório, que disponha infraestrutura para o procedimento.
“(fonte http://sbacvsp.com.br/index.php/homepage/doencas-vasculares/170-insuficiencia-venosa-cronica-varizes-dos-membros-inferiores.html”
Importante ressaltar que para a realização da Cirurgia são realizados exames de pré-operatório, com o objetivo de definir o Risco Cirúrgico. Como todo procedimento cirúrgico, a Cirurgia de Varizes também possui riscos, que felizmente são muito pequenos, mas nunca são nulos. Durante a avaliação pré-operatória o paciente é esclarecido sobre esses riscos, assim como recebe esclarecimentos sobre as rotinas de pré e pós-operatório que deve seguir.
O sucesso da Cirurgia depende do desempenho da equipe cirúrgica e da colaboração do paciente em realizar a risca as orientações.