Blog
Campanha de sensibilização sobre o tromboembolismo: Conhecer é a melhor maneira de prevenir!
Campanha de sensibilização sobre o tromboembolismo: Conhecer é a melhor maneira de prevenir!
De acordo com as estatísticas internacionais, diariamente, 1.600 pessoas perdem a vida devido a um tromboembolismo venoso, números que reforçam a necessidade de despertar a atenção da população para este problema.
O TEV (tromboembolismo venoso) resulta da formação de coágulos de sangue nas veias, levando ao seu entupimento e impedindo que o sangue circule normalmente.
O TEV envolve duas doenças importantes, a Trombose Venosa e a Embolia pulmonar.
Esta situação atinge na grande maioria dos casos os pacientes hospitalizados, doentes oncológicos e grávidas. A obesidade e hábitos de consumo de álcool ou tabaco são também fatores que aumentam o risco de ocorrência. Sendo o acesso aos cuidados de saúde fundamental nestes casos, é importante que as pessoas saibam reconhecer os sinais e os sintomas de um tromboembolismo, frequentemente assintomático, subdiagnosticado e por vezes o primeiro sinal manifestado é a morte. Os mais comuns são dor na perna, que pode ser apenas de pé ou ao caminhar, inchaço de parte da perna ou do seu todo, endurecimento da perna com aumento da temperatura local e mudanças de cor da pele na perna afetada.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa prevenível de morte em todo o mundo, levando a óbito mais de 17 milhões de pessoas por ano. No Brasil, a realidade não é diferente. A Sociedade Brasileira de Cardiologia contabiliza aproximadamente 300 mil mortes anuais causadas por essas enfermidades. Entre os problemas cardiovasculares que mais matam estão o ataque cardíaco, o acidente vascular cerebral (AVC) e tromboembolismo venoso (TEV). No mundo ocidental, estima-se 840 mil óbitos por ano, ou seja, a cada 37 segundos, uma pessoa morre de tromboembolismo venoso (TEV).
Mesmo com os altos índices de mortalidade, grande parte da população desconhece a ameaça representada por essas doenças.
A falta de conhecimento sobre o tema fica evidente quando 51% dos brasileiros afirmam não estarem cientes do risco fatal de uma trombose não tratada.
60%
Dos casos de tromboembolismo ocorrem em hospital
900.000
Pessoas ao ano são afetadas por trombose nos EUA
25%
Das pessoas morrem em consequência de condições causadas por trombose
Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização sobre a Trombose, comemorado pela primeira vez no dia 13 de outubro, a Bayer e cinco sociedades médicas - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACB), International Society on Thrombosis and Haemostasis (ISTH), Sociedade Latino Americana de Hemostasia e Trombose (CLATH), Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) - uniram-se com o objetivo de aumentar o grau de conhecimento da população sobre os riscos da trombose.
Informação é a melhor arma.
Esse foi o nosso objetivo, promover informação através de palestras em diversas localidades.