Blog

Artigos

As veias retiradas na cirurgia de varizes podem fazer falta?

Dúvidas como essa acompanham a prática clínica. Agora vamos explicar o que realmente acontece. Para que a circulação dos membros inferiores aconteça o sangue circula através do Sistema venoso profundo, as chamadas “veias internas”, responsáveis por 90% da drenagem do sangue do pé em sentido ao coração; os 10% remanescentes são realizados pelo Sistema Superficial, este é grande em número de vasos, possuindo  vasos de calibres diferentes que se interligam como uma “rede”.
 
Quando ocorrem as varizes, segmentos desses vasos superficiais se dilatam, e perdem sua função. Mesmo antes da cirurgia o sangue já procura o desvio desses vasos doentes. Durante a cirurgia as veias dilatadas e tortuosas são retiradas, fazendo com que o sangue naturalmente percorra outros vasos dessa “rede” venosa, sendo assim, não há prejuízo na circulação. 
 
Há prejuízo quando veias normais são retiradas, ou seja , veias retilíneas e não dilatadas que aparecem nas pernas por transparência. Mesmo que ocorra prejuízo estético essas veias não devem ser tratadas cirurgicamente.

Comentários