Blog
ANTICONCEPCIONAIS E AS DOENÇAS DA CIRCULAÇÃO
Os anticoancepcionais são medicamentos com indicações e contra-indicações como qualquer outra medicação. Quando bem indicada por um profissional habilitado é extremamente eficaz para evitar gestações indesejadas, para combate dos sintomas da TPM ou ainda como tratamento para algumas patologias.
Mas, quem tem varizes ou vasinhos pode usar anticoncepcionais???
O uso de anticoncepcionais, independente da sua forma de administração, se injetável, comprimido, adesivo ou gel, é um dos fatores de risco para o aparecimento, ou ainda reaparecimento de varizes e/ ou vasinhos, mesmo após o tratamento em pacientes que possuem predisposição genética. Não há como mensurar a taxa de aparecimento desses vasos ao longo do tempo, pois dependem de fatores genéticos que ainda não podem ser controlados.
Para pacientes que já possuam varizes ou vasinhos o ideal seria evitar o uso dos anticoncepcionais.
Existe algum anticoncepcional que não cause varizes ?
Não, todos os anticoncepcionais, independente da forma de uso, se comprimidos, injetáveis, adesivos ou em gel podem causar varizes em pacientes que possuam a predisposição genética.
E quando se está na menopausa ?
As terapias de reposição hormonal que possuem estrogênios em sua composição também são vilões das varizes, assim como os anticoncepcionais.
É verdade que os anticoncepcionais podem causar trombose?
Sim, todos os anticoncepcionais são fatores de risco para a formação de trombose, principalmente se estiverem associados a outras condições clínicas como imobilidade prolongada, pós-operatório de grandes cirurgias, em pacientes portadores de câncer ou reumatismo, ou ainda quando somados a presença de varizes e idade acima de 60 anos.
É contra-indicação formal o uso de anticoncepcionais em pacientes com doenças da coagulação responsáveis por história de trombose de repetição em familiares de primeiro grau.
Procure informação antes de iniciar o uso dessas medicações.