Aneurisma de Aorta Abdominal

Definição
A Aorta é o maior vaso do corpo. Ela sai do coração, tórax e abdome, onde se divide para fornecer sangue para as pernas.

Um Aneurisma é uma dilatação de qualquer vaso, preenchida de sangue com diâmetro superior a 50%  do seu tamanho inicial . Qualquer vaso pode apresentar uma dilatação aneurismática, porém os dois locais mais comuns são da artéria aorta e dos vasos cerebrais
O Aneurisma de Aorta Abdominal localiza-se no segmento abdominal da aorta. Uma Aorta normal tem diâmetro médio de 2 centímetros nesse segmento.

Com o tempo, essa dilatação pode tornar-se fraca, e a força da pressão arterial normal pode fazer com que ela se rompa. Isso pode levar a dor grave e sangramento interno maciço ou hemorragia, chamado de Aneurisma roto, caso extremamente grave, com alto risco de morte.
A gravidade do aneurisma depende do seu tamanho e do local acometido. Obviamente quanto maior for o tamanho do aneurisma, maior seu risco de ruptura.

Causas
A dilatação pode ser causada por uma fragilidade na parede da aorta, onde ela se incha. Alguns médicos acreditam que essa dilatação pode ser devida a artérias obstruídas (aterosclerose), mas ela também pode estar relacionada à hereditariedade, lesões ou outras doenças.
Sintomas

Muitas pessoas com aneurisma de aorta abdominal não têm nenhum sintoma. Frequentemente, os aneurismas crescem lentamente e não são notados. Muitos nunca chegam ao ponto de romperem; outros aumentam rapidamente.

Conforme o aneurisma cresce, alguns sinais e sintomas podem começar a ser perceptíveis. Cerca de 30% dos aneurismas são descobertos após a detecção de uma pequena massa pulsante perto do umbigo. Alguns aneurismas podem causar dor no abdômen ou nas costas, e acabam por serem diagnosticados durante a investigação desta dor.
Infelizmente, a maioria dos aneurismas cresce sem causar sintomas e o paciente pode só descobrir a lesão na aorta quando esta se rompe. O rompimento de uma aneurisma da aorta abdominal costuma provocar intensa dor abdominal e evoluir rapidamente para choque circulatório devido à grande perda sanguínea. Cerca de 65% dos pacientes falecem antes mesmo de conseguirem chegar ao hospital. Em alguns casos, porém, o sangramento de um aneurisma roto pode ser temporariamente contido por algumas estruturas intra-abdominais, dando tempo do paciente receber atendimento médico.

Fatores de Risco
Mesmo que as causas exatas do aneurisma de aorta abdominal não sejam claras, existem alguns fatores de risco associados a ele:
•    Cigarro: fumar aumenta significativamente o risco de aneurismas da aorta. Mais de 75% dos aneurismas de grande porte ocorrem fumantes. O risco está diretamente relacionado à quantidade e ao tempo de tabagismo.
•    Sexo: homens apresentam de quatro a seis vezes mais riscos de desenvolverem aneurismas da aorta do que as mulheres.
•    Etnia: caucasianos (brancos) são o grupo com maior risco de desenvolver aneurismas da aorta.
•    História familiar:  há uma clara associação genética no risco de desenvolver um aneurisma da aorta. Quem tem um familiar próximo com história de aneurisma da aorta abdominal apresenta maior risco de também tê-lo.
•    Obesidade: pacientes obesos apresentam maior risco.
•    Aneurismas em outras artérias: pacientes que possuem aneurismas em outras artérias do corpo, principalmente nos membros inferiores, apresentam elevado risco de também desenvolverem aneurismas na aorta abdominal.
Algumas doenças também estão mais relacionadas ao desenvolvimento de aneurismas da aorta abdominal, entre elas podemos citar:
– Doença pulmonar obstrutiva crônica
– Hipertensão, princialmente se grave e não bem controlada
–  Doença coronariana
– Colesterol elevado
– Vasculites
– Síndrome de Marfan.
– Síndrome de Ehlers-Danlos.
Diagnóstico

O diagnóstico em muitos casos pode ser realizado através do exame físico com a identificação de massa pulsátil em abdome. Em alguns casos são identificados em exames de imagem para diagnóstico de outras doenças.

Após o diagnóstico clínico podemos investigar mais profundamente para identificar com certeza o tamanho e extensão desse aneurisma para tomar a melhor conduta de tratamento.

Observação Constante
Nem todos os aneurismas de aorta abdominal necessitam de cirurgia. Se o seu aneurisma for pequeno,  observa-se cuidadosamente para ver se existe qualquer mudança.
É importante controlar os fatores de risco como hipertensão e dislipidemia.
Quando é identificado o risco do aneurisma de aorta romper, ele poderá recomendar um dos dois métodos para o reparo do aneurisma: reparo cirúrgico aberto ou tratamento endovascular.

Reparo Cirúrgico Aberto
A região lesionada pelo aneurisma é substituída por um tubo sintético (conhecido como enxerto aórtico), que é suturado no local.
O reparo cirúrgico aberto de um aneurisma de aorta abdominal é executado sob anestesia geral.

Reparo Endovascular
Uma alternativa menos invasiva ao reparo cirúrgico aberto é o reparo endovascular de aneurisma (Endovascular Abdominal Aortic Aneurysm Repair - EVAR) usando-se um dispositivo especial chamado endoprótese. A endoprótese é colocada dentro da região lesionada da aorta para separar o aneurisma do fluxo sanguíneo normal. Ela foi projetada para ser colocada sem se abrir cirurgicamente a aorta.

Em caso de dúvidas estamos a disposição.
Dra Carla Liberato
CRM 1994-RO